sexta-feira, 14 de outubro de 2011

E quando parece que a receita deu errado...

Acho que na cozinha as coisas não dão errado...se transformam.
Na família da minha mãe temos uma tradição de fazer bala de coco, minha vó Cida, tias e tios sabem fazer, dar o ponto e bater a bala.

A palavra "coco" (o fruto do coqueiro) se escreve assim, sem acento, pois não se acentuam as paroxítonas terminadas em "o", como toco, lobo, fogo, soco, jogo, coro, bolo, tolo e bobo.
http://www.portuguesnarede.com/2007/11/cco-ou-coco.html

Passei minha infância esperando os aniversários para poder ajudar a cortar as tiras de bala ainda mornas. Hummmm...que lembrança boa!
Certa vez meu Tio Levi tentou fazer a tal receita da bala de coco na casa da minha mãe, porque pedi, estava com saudade dos tempos de infância...
Mas algo não saiu como deveria e a bala ao ser colocada no mármore, açucarou, e virou uma pedra.
Demos a receita como perdida...quando chega minha vó Cida...
Contei o ocorrido, ela pediu que colocasse os pedaços de bala totalmente endurecidos em uma panela e acrescentasse uma xícara de leite e me fez mexer até dá o ponto de corte.
Novamente colocamos no mármore para esfriar e aí sim, se transformou no melhor DOCE DE LEITE DE COCO que já provei...acho que o único tbm...

12 comentários:

  1. Ah..que legal, adoro dicas , e eu fiz a bala hj e deu errado, mas na verdade e' porque estou fora de casa e aqui nao tem o marmore...sera que vai dar certo e jogar de novo na bancada ..vou tentar!!!
    Eu adoro arriscar tambem, sempre a gente descobre coisas novas...nao e'!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Dety

    vc poderia ter feito como minha vó disse... pegar o q açucarou e misturar leite para fazer o doce de leite de coco... não perde a receita e fica sensacional!
    boa sorte na próxima tentativa!

    ResponderExcluir
  3. Vou tentar voltar no fogo como a dica que deu aqui....tomara mesmo formar um doce de leite de coco. Bjs..

    ResponderExcluir
  4. Oi boa noite☺️�� Fiz a bala de coco e adicionei suco em pó de limão...puxei a bala, ela começou a ficar pesada e com os frisos... ok beleza�� Estiquei e marquei. Depois de alguns minutos, ela simplesmente escorreu...peguei aquela mistura puxe de novo, no final fiz estes processos três vezes e a bala simplesmente escorreu, por que? ��

    ResponderExcluir
  5. vamos ver se se transforma em um doce de coco mesmo porque açucarou nao teve jeito depois eu posto se deu certo

    ResponderExcluir
  6. Não estou conseguindo fazer a bala, achei que tinha tirado cedo do fogo, açúcarou, fiz outra receita ficou no fogo 1:07minutos e açúcarou do mesmo jeito.

    ResponderExcluir
  7. Minha bala deu errado. Acho que deixei tempo demais na pedra e quando meu marido foi puxar estava quebrando... vou fazer o que ensinou, voltei com ela pra panela e coloquei o leite... depois digo se deu certo.

    ResponderExcluir
  8. Não ficou o melhor doce de leite, ficou meio açucarado, mas de todo não joguei fora...rsrs

    ResponderExcluir
  9. Nao entendo essa receita... A gente faz sempre fui mesmo jeitinho e às vzs dá certo e outras errado... Que ódio!

    ResponderExcluir
  10. Oi fiz um doce de leite em pedaco mas ficou açucarado alguém pode me dizer se consigo refazer meu doce e deixar pra cortá

    ResponderExcluir
  11. Fiz a bala de coco tirei no ponto certo não sei se puxei demais ela ficou dura.. Ficou bonita porém dura puxei demais será???

    ResponderExcluir
  12. Vou usar a dica com minha bala que endureceu, acho que foi o açúcar pois fiz com uma marca deu certo outra não.

    ResponderExcluir